Especialistas sugerem diferentes seguros para cada safra agrícola

http://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2015/09/especialista-sugerem-diferentes-seguros-para-cada-safra-agricola.html

Variações climáticas estimulam o agricultor a procurar seguro agrícola. No norte do estado, a família Vansowski não deixa de fazer seguro da safra para cobrir eventuais prejuízos. “No caso de um sinistro, tendo um seguro você dorme tranquilo. A gente planta para colher, mas às vezes o tempo não ajuda. O seguro garante que se continue na atividade”, comenta Humberto Vansowski.

O produtor já teve três safras comprometidas. Duas em culturas de inverno, quando o trigo e o milho foram perdidos pelo excesso de chuvas e pela geada. A última vez que isso aconteceu foi em 2012, na safra de verão, quando a seca reduziu a produtividade.

Nas duas safras de inverno a lavoura estava protegida pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), do Ministério da Agricultura. Uma espécie de seguro que custa, em média, 6% do orçamento do produtor e garante o pagamento das dívidas feitas com a safra comprometida. Isso ajudou o agricultor a passar pelas perdas sem contas para pagar nos anos seguintes. Leia mais no link acima.

Já na safra de verão o agricultor escolheu o Seguro Agrícola feito por uma corretora privada, que custa menos que o Proagro. Isto porque o produtor recebe uma ajuda do governo, chamada de subvenção, mas paga a indenização baseada na produtividade. Neste caso,  Vansowski recebeu 70% do que iria colher se a seca não tivesse prejudicado a safra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s